aperte enter para procurar
04/08/2013
MOSTRA INAUGURAL

No dia 22 de agosto, acontece a inauguração da Blau Projects, nova galeria situada no centro da Vila Madalena. Idealizada por Juliana Blau, o espaço abre com a exposição Paisagens Transportáveis - CAPA, da artista gaúcha Marga Puntel, a partir de 19h.

Com foco nas diversas linguagens como a pintura, fotografia, vídeo, desenho, performance e o tridimensional, a galeria está situada num espaço novo, desenvolvido para fortalecer o diálogo com o público e artistas. ‘Nossa missão é apoiar e estimular artistas emergentes, além de fomentar a discussão sobre a arte contemporânea’, conta Juliana Blau.  Para isso, a jovem galerista convidou a curadora e crítica Juliana Monachesi para uma palestra no dia 24, sábado, às 11h, quando discutirão a obra de Marga Puntel em paralelo com a land art.

Com texto assinado pela curadora Marta Mestre, a exposição Paisagens Transportáveis – CAPA de Marga Puntel traz 15 fotografias que remetem ao que está sobre a terra ou na superfície terrestre, fazendo cobertura ou a proteção que encobre o solo. ‘Entendo a vegetação como uma capa’, conta a artista, que recebeu o Prêmio de Arte Contemporânea do Distrito Federal – Situações Brasília, e foi uma das artistas escolhidas em 2012 do programa de Novas Aquisições da Coleção Gilberto Chateaubriand, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

A galeria também quer incentivar a arte visual brasileira com a criação de um edital, o C.LAB, que selecionará anualmente dois projetos inscritos por curadores independentes, o que reforçará a galeria como incubadora e difusora da arte contemporânea. A galeria também representará nomes como Renata Cruz e Vitor Mizael.

Juliana Blau

A paulistana de 25 anos é uma das mais novas galeristas a abrir seu próprio espaço na cidade. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, foi aos Estados Unidos se especializar na Sotheby’s Art Institute nos intensivos em Art Marketing e Art and Collectors. Ao voltar ao Brasil, dirigiu a Galeria André, promovendo novas inserções da arte contemporânea junto ao acervo dos maiores nomes da arte moderna brasileira.

Marga Puntel

A artista, nascida em Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, em 1964, vive e trabalha na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Suas últimas exposições individuais aconteceram na Casa Andrade Muricy, em Curitiba, e na Galeria TAC, no Rio de Janeiro, em 2011. Tem obras presentes nas coleções do Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

Serviço
Abertura da galeria Blau Projects
Exposição Paisagens Transportáveis – CAPA
Com texto de Marta Mestre
Dia 22 de agosto, quinta-feira, 19h
Em cartaz até 05 de outubro  Horários de funcionamento: terça a sábado, das 11h às 19h

Assessoria de imprensa
Paula Corrêa
TAGS: EXPOSIÇÕES, MARGA PUNTEL
BUSCAR: