aperte enter para procurar
01/02/2018

A Blau Projects nasceu de um sonho idealizado pela galerista Juliana Blau, que em agosto de 2013 abriu este espaço na Vila Madalena para se dedicar à arte contemporânea.


Ao longo de cinco anos de atuação, foram mais de 30 exposições de artistas contemporâneos em todas as linguagens como vídeo, fotografia, pintura, desenho, performance e o tridimensional. Com a missão de apoiar e estimular artistas emergentes, além de fomentar a discussão sobre a arte contemporânea, a galeria consolidou seu nome no mercado e no circuito das artes visuais.


A variedade de artistas representados mostra o quanto a galeria apostou na diversidade e também na experimentação. A galeria apoiou e representou desde nomes consagrados como o baiano Ayrson Heráclito, já com uma carreira internacional consolidada, e também artistas em início de carreira como Bruno Moreschi. Fizeram parte de seus artistas representados, além dos já citados, Andrey Zignnatto, Bruno Drolshagen, Éder Oliveira, Laerte Ramos, Marcone Moreira, Marga Puntel, Maria Lynch, Pedro David, Renata Cruz e Vítor Mizael.


Além do calendário de exposições de seus artistas representados, a Blau Projects criou o C. LAB Mercosul, um programa independente para fomento e intercâmbio das artes visuais na América Latina. O concurso anual era aberto com um edital para jovens curadores latino-americanos se inscreverem, e contava com uma comissão de seleção independente formada por críticos de arte e curadores de renome internacional para escolha dos projetos. Desde 2014, 12 pessoas participaram dos comitês de seleção elegendo 8 projetos de exposição de 8 curadores independentes que trouxeram visibilidade para mais de 30 artistas de mais de 8 países latino americanos, como Bolívia e México.


A Blau Projects esteve presente em feiras internacionais de arte desde o início de sua atuação. Levar os artistas representados pela galeria para feiras em países como Argentina (ArtBA), Colômbia (ArtBO e Ódeon) e Peru fortaleceram sua atuação na América Latina; no âmbito europeu e americano a Blau Projects esteve na Espanha (SWAB Barcelona), Estados Unidos (Pinta Miami) e Inglaterra (Art15 London), além das principais e mais importantes feiras internacionais brasileiras SP-Arte, SP-Arte/Foto e ArtRio.


É com um sentimento de dever cumprido que a galeria se despede de suas atividades a partir de 2018. Foram cinco anos de ótimas exposições, intercâmbios, palestras, aberturas e finissages. A Blau Projects agradece a todos os parceiros, artistas, curadores, críticos, colecionadores, jornalistas e colaboradores que estes anos todos engrandeceram e compartilharam esta trajetória de sucesso e deseja a todos um excelente 2018!

TAGS:
BUSCAR: