aperte enter para procurar
12/09/2015
Instalação no Espacio Titilaka

Em parceria inédita entre a Blau Projects e o Espacio Titilaka, a artista Renata Cruz realiza sua primeira exposição individual em Lima, no Peru. Com abertura no dia 23 de setembro, No Reino dos Camuflados, Área de Soltura traz obras desenvolvidas pela artista em parceria com habitantes da região de Puno. 


A exposição consiste em instalação na qual diversos pássaros brasileiros e andinos se desprendem dos livros e se espalham pelas paredes do Espacio Titilaka, em meio a fragmentos de textos extraídos de livros da autora inglesa Virginia Woolf e da letra da canção "Brejo da Cruz”, de Chico Buarque. A instalação será desenvolvida em conjunto com a comunidade de Puno durante a breve residência que a artista realiza em setembro na região, interagindo, convivendo e praticando exercícios plásticos com habitantes de todas as idades.


O projeto surgiu do convite de Laura Fantozzi, responsável pela associação sem fins lucrativos Kusimayo, que trabalha para melhorar as condições de vida de crianças e adultos afetados pela pobreza no Peru. Ao tomar conhecimento do trabalho de Renata no stand da Blau Projects durante a feira Pinta Miami, em 2014, Fantozzi viu na obra da artista uma rica oportunidade de troca e parceria com os projetos da Kusimayo.


Assim, Renata Cruz viaja ao Peru com o seu mais novo projeto, No Reino dos Camuflados, Área de Soltura, em que cataloga e retrata aves e insetos brasileiros para depois "soltá-los” nas paredes de espaços expositivos em meio a textos extraídos do universo literário. Na bagagem, a artista leva algumas de suas obras, materiais e livros sobre aves brasileiras, que servirão de ponto de partida para estabelecer um diálogo com a população de Puno e descobrir os seres que voam sobre as vastas áreas andinas, e como estes são vistos e sentidos pela população local.


O resultado da experiência estará retratado na exposição a ser realizada no Espacio Titilaka, em Lima, que em parceria com a Blau Projects arrecadará fundos para oPrograma Calor para Puno, da associação Kusimayo (Proyecto Casa Caliente Limpia), que modifica as casas da região altoandina para amenizar o frio intenso que atinge a população todos os anos, bem como eliminar 90% dos riscos de contaminação dentro das residências.



Renata Cruz


Desenvolve seu trabalho a partir de um pensamento de colagem, em que procura unir tempos e espaços diversos criando um outro tempo e lugar. Dentro desse pensamento prioriza as novas relações entre textos e imagens, no intuito de inserir e oferecer aos elementos do mundo um caráter do universo literário ao mesmo tempo em que a literatura se insere na vida cotidiana.






Serviço


Exposição No Reino dos Camuflados, Área de Soltura, individual de Renata Cruz

Abertura: 23 de setembro, às 19h30

Período expositivo: de 23 de setembro a 31 de outubro

Horários de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado, das 10h às 13h.



Espacio Titilaka


Av. Saenz Peña 214, Baranco, Lima, 1503, Peru

Telefone: 999977878 | 989211441

TAGS: RENATA CRUZ
BUSCAR: